quinta-feira, 22 de abril de 2010

MONITORA EM TECNOLOGIA


PROJETO
IDENTIFICAÇÃO:
EEF Alexandre Antoniolli
Faxinal dos Guedes – Santa Catarina
Ensino Fundamental

TEMA: PROJETO DE MONITORA EM TECNOLOGIA
JUSTIFICATIVA: Novas formas de ensinar e de aprender, são atitudes importantes neste momento em que novas tecnologias, tornam-se necessárias e presentes no cotidiano. Aprender a se adaptar aos meios informatizados já não basta, pois as mudanças ocorrem rapidamente e a escola se apresenta como um importante instrumento de inclusão digital, visto que ainda não há acessibilidade e conhecimento a todos. Com o uso significativo das tecnologias e a responsabilidade de multiplicar o conhecimento tecnológico, alunos de séries finais do Ensino Fundamental podem ampliar seu aprendizado e contribuir para o aprendizado dos colegas das Séries Iniciais em forma de monitoria. Desta forma, justifica-se a elaboração e aplicação deste projeto, de forma a favorecer a inclusão digital pela formação de multiplicadores, orientados pelos professores desta Unidade Escolar.
OBJETIVO GERAL: Propor um trabalho de monitoria em tecnologia onde alunos de séries finais do Ensino Fundamental auxiliem na aprendizagem dos colegas e alunos de séries inicias.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Desenvolver a responsabilidade em alunos de séries finais do Ensino Fundamental.
- Proporcionar uma interação entre alunos que estão iniciando a vida escolar com alunos que estão finalizando o ensino fundamental, orientados por professores.
- Concretizar a inclusão digital em ambiente escolar.
ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS:
1.    Fornecer informações e conhecimento tecnológico específico aos alunos de séries finais de ensino fundamental, por meio de oficinas em contra-turno.
2.     Elaboração de um roteiro de trabalho com alunos de séries iniciais em que os monitores auxiliarão.
3.    Trabalho orientado de monitoria em STE (Sala de Tecnologia em Educação), com turmas mais novas.
4.    Produção coletiva e individual, com uso dos recursos ensinados/aprendidos ( criação e edição de textos, criação e edição de apresentações em formato ppt., criação de email assim como sua utilização, pesquisa na internet, como adaptar-se a novos meios tecnológicos de forma autônoma.)
5.    Postagem em blog da escola.
CRONOLOGIA: de abril a junho de 2010.
Professores Helga Dal Bó Marin e Luzitan Orso Zancan

0 comentários: